PROUNI

Tudo que você precisa saber sobre o Prouni

 

Nos últimos anos, o acesso ao ensino superior se tornou muito mais viável, com programas do governo, bolsas de estudos e ampliamento de vagas, começar uma Graduação pode ser mais fácil do que você imagina, pensando na facilidade do seu acesso, resolvemos explicar um pouquinho sobre o Prouni, fique ligado:

 

O que é?

O Programa Universidade para Todos (Prouni), fomentado pelo Ministério da Educação, visa oferecer bolsas de estudos, tanto integrais quanto parciais, em instituições de Ensino Superior da rede particular.

Para ter acesso às bolsas integrais exigem-se alguns itens importantes, o estudante deverá comprovar renda bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Já para ter direito às bolsas parciais (50%), a renda bruta mensal deverá ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

 

Pode se inscrever no Prouni o estudante que não possuir diploma em outro curso de Ensino Superior e que tenha participado do Enem e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas, além disso, o estudante não pode ter zerado a redação.

 

Além disso, é de livre acesso para participar, os estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em rede pública ou atuado como bolsista integral na rede. Estudantes com deficiência, nesse caso não é necessário ter cursado o Ensino Médio em escola pública e nem atuado como bolsista, e professores da rede pública de ensino, atuando no magistério da educação básica, não é necessário comprovar renda.

 

Como funciona?

Duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestre, o programa abre as inscrições, desse modo, os estudantes utilizam a nota do Enem para concorrer às bolsas. Durante o período de inscrições o aluno deverá acessar o sistema do Prouni e efetuar o seu login com o número de inscrição e a senha do Enem do último ano. Logo após, o aluno deverá selecionar os cursos que deseja se candidatar, são duas opções e devem ser colocadas em ordem de prioridade. A classificação é feita a partir da média aritmética das notas das provas do Enem.

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o sistema calcula a nota de corte do curso e o aluno pode conferir se tem pontuação mínima para conseguir a vaga.

Vale lembrar que durante o período de inscrições o aluno pode alternar a escolha de cursos e a ordem de prioridades, conforme a nota de corte, mas fique ligado, isso só é possível durante o período de inscrição! Outro ponto importante é a oferta de cotas para alunos com deficiência, autodeclarados pretos, pardos e índios.

Se o aluno possuir nota suficiente, ele será convocado para a sua primeira opção de curso, caso contrário, ele pode ser convocado para a segunda opção ou para se inscrever na lista de espera.

E a matrícula?

Quando convocado, o aluno deverá apresentar os documentos exigidos pela instituição de ensino, logo após isso é só assinar o Termo de Concessão.

 

Como faço para manter a bolsa?

A bolsa dura todo o período de graduação, mas exige-se aprovação de, no mínimo, 75% das matérias cursadas no semestre.

 

Agora que você ficou por dentro de todas as informações sobre o Prouni, é hora de pensar nos passos seguintes, por exemplo, a inserção em uma Graduação de qualidade, para isso queremos te ajudar! Centenas de bolsas de estudos que vão fazer a diferença na sua formação, aproveite!