5 profissões para quem deseja trabalhar com Educação

Profissões | 6 de maio de 2022

Para quem deseja trabalhar na área da educação as possibilidades são diversas. 

Quando falamos em atuar na educação, o que vem à cabeça é ser professor. E não há como negar a grande importância que esses profissionais têm para a sociedade. 

Todas as profissões que existem passam pelas mãos de um professor. Eles são aqueles que proporcionam a formação escolar e acadêmica dos alunos, e contribuem para construir um futuro com mais possibilidades.

Hoje quero te mostrar algumas profissões que fazem parte do universo da educação. Venha conferir e descubra qual combina com você!

Pedagogia

A Graduação em Pedagogia oferece ao estudante a possibilidade de atuar como coordenador pedagógico, acompanhando professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, além de orientar e avaliar toda a equipe educacional. 

Um pedagogo também pode exercer outras atividades no mercado de trabalho como: 

Professor

Dar aulas nos primeiros anos do ensino fundamental ou na pré-alfabetização. 

Pedagogia Empresarial

Irá atuar dentro de empresas na gestão de pessoas realizando treinamentos e desenvolvimento pessoal. As técnicas pedagógicas auxiliarão os colaboradores a se sentirem acolhidos, caminhar de acordo com a missão da empresa e alcançarem sucesso na sua prática profissional. 

Educação Especial 

Esse profissional irá trabalhar com crianças que possuem alguma limitação na aprendizagem. O objetivo é possibilitar uma educação inclusiva, entendendo o ser humano em sua singularidade, utilizando técnicas diferenciadas para que os alunos sejam capazes de assimilar e acompanhar o conteúdo. 

O educador dessa área será responsável por adaptar as aulas e os conteúdos para as particularidades de cada criança, além de entender a realidade social em que os alunos estão inseridos, buscando alternativas de inovação didático-pedagógicas na construção do conhecimento. 

Artes visuais 

Quem se forma em Artes Visuais (licenciatura) pode atuar na área criativa e na educação, pois como professor do Ensino Básico o campo é promissor. Além disso, é possível produzir conteúdos na área educacional e cultural, trabalhar como educador em museus, galerias de arte e centros culturais. Ou seja, é possível ensinar sobre arte dentro e fora da sala de aula. 

Letras – Português e Inglês

Esse profissional poderá atuar no ensino da língua materna e língua estrangeira, nos níveis fundamental e médio, além de poder trabalhar em escolas de idiomas. O campo de atuação abrange também o desenvolvimento de pesquisa, elaboração de livros didáticos, projetos de ensino para escolas e centros culturais.

Ciências da Religião

A Graduação em Ciências da Religião forma profissionais aptos para o exercício da docência em Ensino Religioso na Educação Básica. Por meio do exercício do diálogo, da pesquisa, do estudo e da socialização dos saberes científicos e culturais, o papel do professor será desenvolver a compreensão acerca das concepções históricas, culturais e religiosas que constituem as sociedades.

Esperamos que depois desse conteúdo tenha ficado mais fácil escolher uma profissão na área da educação e que o desejo de aprimoramento seja constante na sua carreira profissional. 

E por falar em carreira, a DecolaEdu conta com todos esses cursos e mais diversas opções para você estudar EAD e garantir sucesso profissional. Em nosso site você aproveita diversos benefícios que preparamos para você.

Autora Mariana Sampaio Antonio

Referências
O que faz um Pedagogo? Guia de Carreira, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3vOKAF2>. Acesso em: 03 de maio de 2022. 
Descubra o que faz um profissional em Artes Visuais. Guia de Carreira, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3Fotuku>. Acesso em: 03 de maio de 2022. 
ALVES, Maria Fernanda. 3 cargos da área de Educação além de professor. Quero Bolsa, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3vOKAF2>. Acesso em: 03 de maio de 2022.

Leia também

1 de julho de 2022

Cursos na área de Gestão que talvez você esteja procurando

Cada vez mais o mundo corporativo demanda profissionais que...

Continuar lendo
8 de junho de 2022

Guia completo para montar um bom currículo

Quem é que não quer despertar o interesse das...

Continuar lendo
7 de junho de 2022

A origem das festas juninas

O mês de junho chegou e com ele as...

Continuar lendo