Guia completo para montar um bom currículo

Dicas e curiosidades | 8 de junho de 2022

Quem é que não quer despertar o interesse das empresas na hora de conseguir um emprego? Um dos requisitos fundamentais para ter sucesso no momento da seleção é saber montar um bom currículo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você elaborar um currículo de destaque e conquistar o emprego que deseja. 

O currículo é um resumo de quem você é profissionalmente. Ou seja, será a exposição da sua trajetória profissional. É claro que, não é possível incluir tudo em detalhes e muitas coisas não precisam constar, e isso pode depender, inclusive, da vaga a qual você está se candidatando. Falaremos disso mais adiante. 

Mas independente do tipo de currículo, é indispensável que ele seja bem estruturado e de fácil leitura. Causar uma boa impressão pode ser decisivo e mostra que você tem competência e organização. 

Por isso, vamos a algumas considerações importantes na hora de construir o seu currículo:

  • Clareza e objetividade

 Provavelmente o responsável por analisar os candidatos tem bastante material e diversos outros currículos para avaliar. Quando há excesso de informações ou a falta delas, isso acaba desanimando o recrutador. Como chamar atenção? O segredo é ser objetivo e colocar informações importantes, bem organizadas e que estejam alinhadas com a vaga desejada. Isso fará o seu currículo se destacar.

  • Sem erros de gramática

Enviar um currículo com erros de português mostra não só inexperiência com a escrita, mas também falta de atenção e revisão. Por isso, capriche na hora de fazer a revisão do seu currículo, pesquise palavras que estiver com dúvidas e não tenha medo de pedir ajuda para algum amigo. 

  • Não tenha apenas um currículo

Isso significa que você precisa adequar o seu currículo de acordo com as oportunidades de emprego. Pense em informações que serão relevantes e faça essa adaptação a cada nova vaga. Não basta ter experiência e estudos, é necessário saber como apresentá-los e se estão de acordo com o que a empresa procura. 

Depois dessas dicas gerais, agora vamos aos tópicos que compõem o currículo:

  • Dados pessoais 

Aqui você irá colocar dados como: nome completo, e-mail, telefone, idade ou data de nascimento e endereço.

Dependendo da vaga, será interessante colocar também suas redes sociais profissionais, como o Linkedin. 

Aqui vai uma dica importante: cuidado com o nome do e-mail e das redes sociais, evite aquilo que for cômico ou muito pessoal. É necessário passar uma boa impressão e mostrar profissionalismo.

  • Objetivo 

Nesse tópico você irá especificar uma área de atuação, ou ainda, o que deseja realizar na empresa. Coloque algo bem definido e use poucas palavras. Você pode estar se candidatando para uma vaga em específico, e nesse caso colocará algo como: “Atuar como assistente administrativo”.

  • Experiência profissional

Coloque as suas experiências profissionais mais relevantes, lembrando da dica sobre adequar o seu currículo de acordo com a vaga, ou seja, o que você fez que será interessante para essa vaga em questão. Liste suas últimas três atividades profissionais, colocando na ordem do mais recente para o mais antigo. Ah, é importante dizer que essa é a ordem para qualquer informação no currículo, sempre do mais recente para o mais antigo. 

Se realizou alguma atividade que tenha te agregado em termos profissionais, mesmo que não tenha sido um trabalho formal, pode colocar também! 

Mas e quem não tem nenhuma experiência profissional? Nesse caso, é importante demonstrar interesse em crescer profissionalmente e dar destaque para outros tópicos do currículo.

  • Formação Acadêmica

É o momento de descrever suas conquistas acadêmicas, ou seja, cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. A ordem dos tópicos, como já foi dito, é do mais recente para o mais antigo. Coloque o título do curso, o nome da instituição, local e o período. Nos cursos já concluídos coloque a data de início e de término, e se ainda estiver cursando, coloque o período em que se encontra. 

  • Cursos e qualificações

Liste suas qualificações complementares, os cursos relevantes para a vaga e os idiomas que você domina – nível básico, intermediário ou avançado. Também é interessante colocar participação em projetos, ações sociais, entre outros.

  • Habilidades 

Aqui entram as suas competências pessoais, mas principalmente as profissionais. O que você sabe fazer e o que domina, mesmo que não tenha feito um curso. Software que sabe mexer, habilidades interpessoais, como por exemplo liderança, ou trabalho em grupo. Faça um resumo de suas qualificações que podem despertar o interesse da empresa.

  • Dica extra

Faça uma boa formatação. O ideal é não ultrapassar 2 páginas, por isso, certifique-se que todas as informações estão coesas e bem dispostas e não se esqueça do alinhamento justificado.

Veja um exemplo que montamos para você:

 

 

Depois dessas informações ficou muito mais fácil montar o seu. Então agora mãos à obra! Lembre-se de ficar sempre atento para não perder nenhuma oportunidade de emprego e boa sorte! 

 

Autora Mariana Sampaio Antonio

Referências 

HARADA, Eduardo. Dicas para fazer um bom currículo. TecMundo, 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3PTfxjo>. Acesso em: 30 de maio de 2022. 

Como fazer um currículo. Online Currículo, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/392Owt9>. Acesso em: 27 de maio de 2022. 

 

Leia também

1 de julho de 2022

Cursos na área de Gestão que talvez você esteja procurando

Cada vez mais o mundo corporativo demanda profissionais que...

Continuar lendo
8 de junho de 2022

Guia completo para montar um bom currículo

Quem é que não quer despertar o interesse das...

Continuar lendo
7 de junho de 2022

A origem das festas juninas

O mês de junho chegou e com ele as...

Continuar lendo