ENCCEJA

Tudo que você precisa saber sobre o Encceja

Estabelecido em 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e tem como principal motivo a certificação de brasileiros em maior esfera, no eixo de Ensino Fundamental e Médio. Tal exame surgiu como instrumento de avaliação de competências de alunos que até então não frequentavam o ensino regular, ou se frequentavam, encontravam-se em idades diferentes das relacionadas ao ensino. Desse modo, essa é a oportunidade de colocar os estudos em dia e ganhar um grau de certificação que pode contribuir de maneira significativa no mercado de trabalho.

A participação no Encceja é voluntária, ou seja, ninguém é obrigado a participar, mas se você deseja concluir seus estudos e gostaria de usar suas competências ao nível de mundo, para avaliação dos seus saberes, esse é o exame indicado.

 

 Atenção para as modalidades disponíveis:

  • Encceja tradicional: oferecido aos jovens que buscam certificação de seus estudos através do exame.
  • Encceja exterior: dedicado aos indivíduos que moram no exterior, as provas são as tradicionais oferecidas pelo exame, porém são disponibilizadas pelo Ministério das Relações Exteriores.
  • Encceja privados da liberdade: essa modalidade acolhe pessoas privadas de liberdade, que cumprem pena no sistema prisional.

 

Quem pode se inscrever?

São aceitos candidatos acima de 15 anos que desejam certificação no Ensino Fundamental, e candidatos acima de 18 anos que desejam certificação no Ensino Médio.

 

Quanto custa?

Nada! O exame acontece de maneira voluntária e gratuita, a intenção é que todos os sujeitos que possam atuar nessa modalidade, usem a proposta.

 

Quais os critérios?

Alguns itens precisam ser considerados quando você se candidata ao Encceja, atenção para os pré-requisitos estabelecidos.

  • Idade mínima de 15 anos completos para quem deseja fazer o Encceja na modalidade de Ensino Fundamental.
  • Idade mínima de 18 anos completos para quem deseja fazer o Encceja na modalidade de Ensino Médio.
  • Nota mínima de 100 pontos em cada área do conhecimento
  • Nota mínima de 5 pontos na redação.

Após atender todos os critérios, o candidato será considerado apto para receber a certificação de ensino, além disso, há a possibilidade de certificação por proficiência, onde o candidato receberá certificação por nota obtida em algumas matérias específicas, para que futuramente, caso queira realizar o Encceja novamente, ele não precise fazer prova desses itens em questão.

 

Como e onde se inscrever?

As inscrições podem ser feitas pelo site do Inep e são de fácil acesso, você deve preencher os dados e responder a um formulário socioeconômico. Além disso, é preciso estar atento para as datas disponíveis no edital, bem como locais da prova e cartão de confirmação.

As provas são compostas de 30 questões de cada área de conhecimento, sendo elas no Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física, Redação, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais. Já no Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para que o aluno possa se preparar da melhor maneira para as provas, o próprio site do Inep oferece apostilas que visam contribuir para melhor formação e melhoria de habilidades.

 

Fui aprovado e agora?

Após ter sido aprovado, é interessante que você não pare por aí! Pois agora você possuirá a certificação necessária para tentar outros exames, como Enem e vestibular, assim será possível o ingresso no Ensino Superior e avançar em um mundo de novas possibilidades. O Encceja é a melhor oportunidade para você que deseja ir cada vez mais longe nos seus estudos, aproveite!