Como se dar bem estudando EAD

Dicas e curiosidades | 12 de maio de 2022

Nós já sabemos que a educação a distância veio para ficar. Essa modalidade de ensino possibilitou que cada vez mais pessoas tivessem acesso à educação e a procura não para de crescer.

Porém, junto com a procura, cresce também as dúvidas de como estudar EAD e quais as melhores estratégias para aproveitar o curso com qualidade.

Se você quer saber como se dar bem no EAD, confira esse post com algumas dicas que irão te ajudar a ter bons resultados nos seus estudos! 

  • Planejamento 

Um bom planejamento será peça fundamental para que todas as outras dicas dêem certo. Não perca de vista que sem um planejamento é muito mais difícil concluir com sucesso suas atividades. Ter isso em mente é o mais importante.

O aluno EAD terá que organizar as disciplinas e os horários de acordo com a sua rotina, mas sem deixar as coisas acumularem ou perder o ritmo. 

Saber o que precisa ser feito, estipular horários, colocar uma ordem e estabelecer prioridades são ações que fazem parte de um bom planejamento. 

  • Tenha um local para estudos

Sabe essa ideia de que o ambiente nos influencia? Pois bem, isso é verdade.

É verdade também que o EAD possibilita flexibilidade na hora de ver as aulas, sendo possível acessar via tablet, celular ou computador. Mas, mesmo com essa vantagem, é importante reservar um local tranquilo para estudar sempre que possível.

Quando temos um ambiente adequado nossa concentração melhora e isso ajuda nosso cérebro a absorver melhor as informações. 

Esse espaço pode ser na sua casa, em uma biblioteca, ou outro lugar que você considere ideal. O importante é que seja longe de barulhos, TVs, movimentação de pessoas ou outras distrações.

Resumindo essa dica: tenha um local que te ajude a fugir das distrações externas. 

  • Foco na hora de estudar

Essa dica vem de encontro com a anterior. Além das distrações externas, é preciso lutar contra as distrações internas. Tudo aquilo que pode comprometer seu aprendizado precisa ser evitado na hora dos estudos.

Por exemplo, quando damos aquela olhadinha nas redes sociais, ou vamos ver as notícias em algum site, lá se vai um tempo precioso de estudos. Para evitar isso, esteja atento àquilo que pode sabotar seu momento de estudar. 

  • Seja participativo 

Aproveite os chats e fóruns do ambiente virtual para tirar suas dúvidas, debater, fortalecer vínculos com alunos e professores. Faça uso das ferramentas disponibilizadas para que seu aprendizado seja eficaz.

  • Crie um cronograma 

Organize as matérias e os assuntos que você precisa estudar e faça uma organização que te ajude a saber exatamente o que precisa ser feito.

Fique atento aos prazos e datas importantes. Para te ajudar a não perder nada, planilhas ou aplicativos podem ser de grande utilidade. Confira nosso post sobre apps para a rotina de estudos.  

  • Tenha momentos de descanso

Um bom rendimento é o resultado de muito esforço e dedicação. Mas sabemos que sem recarregar as energias a gente não consegue avançar.

Fazer, de tempos em tempos, aquela programação mais descontraída e que irá te ajudar a descansar é fundamental para recuperar as forças e assim, ir mais longe! 

Depois dessas dicas ficou fácil mandar bem nos estudos EAD. E para te ajudar ainda mais, baixe aqui o nosso cronograma de estudos totalmente GRATUITO! 

Tenha certeza que ir construindo o seu sucesso dia após dia, com perseverança, é o que fará a diferença ao final da jornada. Com a DecolaEdu você pode ir mais longe! 

Autora Mariana Sampaio Antonio

Referências

CLEMENTINO, Adriana. EAD sem complicação: 4 dicas certeiras para estudar a distância. Senac, 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3wnBTAE>. Acesso em: 10 de maio de 2022. 

10+ dicas para estudar a distância. Guia de Carreira, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3FCvcyM>. Acesso em: 10 de maio de 2022. 

 

Leia também

1 de julho de 2022

Cursos na área de Gestão que talvez você esteja procurando

Cada vez mais o mundo corporativo demanda profissionais que...

Continuar lendo
8 de junho de 2022

Guia completo para montar um bom currículo

Quem é que não quer despertar o interesse das...

Continuar lendo
7 de junho de 2022

A origem das festas juninas

O mês de junho chegou e com ele as...

Continuar lendo