5 cursos que são tendência na área de Tecnologia

Profissões Graduação | 27 de março de 2023

O que vem a sua mente quando falamos em Tecnologia? A velocidade é uma característica que define bem esse campo. Basta pensarmos que há 30 anos a internet não era popular e acessível para a maioria das pessoas.

Para quem já nasceu imerso em um mundo tecnológico e conectado, é até difícil imaginar como era a vida antes dessa revolução. 

E como isso impacta o mercado de trabalho atual?

Bom, não é preciso ser especialista para responder a essa pergunta. O nosso dia a dia está cada vez mais tecnológico: no trabalho, na vida pessoal, nas relações interpessoais, nos estudos, e assim por diante. 

A conclusão é que o mercado está super aquecido para os profissionais da área tecnológica e promete continuar assim por muito tempo.

Por isso, conhecer os cursos de tecnologia que estão em alta é fundamental para acompanhar as tendências e se destacar nesse meio.

Qual curso de Tecnologia (TI) escolher?

Já percebemos que apostar na área de tecnologia promete ser uma escolha promissora.

Mas qual curso escolher? Esse campo apresenta muitas possibilidades profissionais. 

A primeira dica que podemos te dar é: descubra quais são as suas aptidões e preferências. Isso te dará mais clareza para escolher a opção certa para você. 

Sabendo isso, agora precisamos partir para as ofertas de cursos disponíveis. A Decola Edu trouxe neste post os principais cursos da área de Tecnologia para te ajudar nesse processo de escolha.

Continue a leitura e descubra qual mais combina com você.

Cursos em alta da área de tecnologia:

 

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Esse é o curso que irá preparar um profissional versátil e dinâmico dentro da área de tecnologia. Ele saberá desenvolver soluções em diversas linguagens de programação com aplicação em desktop, web e mobile. 

O curso irá demandar do estudante uma aptidão por raciocínio lógico e resolução de problemas. 

Podemos dizer que o campo de atuação desse profissional é bastante amplo e envolve:

  • Arquitetura e organização de computadores;
  • Redes de computadores;
  • Desenvolvimento mobile;
  • Usabilidade e Interface, entre outros.

Além disso, irá utilizar as linguagens de programação para a construção de projetos, sistemas computacionais, análise de dados e, principalmente, construir novas possibilidades e resultados. 

  • Big Data e Inteligência Analítica

A proposta desse curso é formar profissionais capacitados para analisar e interpretar dados, visando realizar ações mais assertivas diante dos diferentes objetivos das organizações. 

Quem possui um perfil mais analítico, que gosta da área de exatas e deseja expandir esses conhecimentos para um nível estratégico, pode apostar na Big Data. 

As ferramentas de Big Data são importantes na hora de planejar as estratégias de um negócio e melhorar os resultados. Como?

  • Aumentando a produtividade;
  • Otimizando os processos;
  • Reduzindo custos;
  • Tomando decisões mais assertivas.

As disciplinas envolvem responsabilidade, segurança, e velocidade: atributos necessários para quem deseja administrar grande volume de dados com resultados positivos. 

Vale ressaltar que, especialmente aqui no Brasil, esse é um campo com muito potencial de crescimento.

  • Engenharia de Computação

O Engenheiro da Computação conseguirá projetar e construir hardwares e softwares. Os hardwares são as estruturas palpáveis dos dispositivos, como, por exemplo, o teclado, monitor e todas as peças que compõem um computador. 

Seguindo este exemplo, os softwares são todos os dispositivos e programas que um computador comporta. 

Além de desenvolver essas partes, o Engenheiro da Computação também irá realizar o trabalho de integrá-las de forma que funcione bem. 

O profissional poderá atuar na indústria, no suporte técnico em empresas, na análise e avaliação de arquiteturas de computadores, no gerenciamento de segurança de sistemas de computação e promover inovações nas áreas de atuação do Engenheiro de Computação. 

  • Engenharia de Software

Você conhece a ABES? Associação das Empresas de Software realizou um estudo em 2022 que mostra dados interessantes. Eles apontam que o Brasil possui hoje 40% dos investimentos em tecnologia em toda a América Latina*. No ranking mundial, o Brasil é o 9º maior investidor. 

Isso mostra como o mercado para o Engenheiro de Software está em alta. Os profissionais especializados terão grandes oportunidades.

O curso de Engenharia de Software prepara o aluno para lidar com a parte de sistemas operacionais e programas do computador. 

Empresas que precisam automatizar os seus trabalhos e desejam criar sistemas personalizados contam com o Engenheiro de Software para esses projetos. Mas não só isso. O profissional será capaz de:

  • Criar plataformas digitais;
  • Desenvolver de programas, aplicativos e sistemas;
  • Planejar e gerenciar softwares;
  • Trazer soluções inovadoras baseadas nos conhecimentos e técnicas de software. 

*Dados do Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2022, elaborado pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software em parceria com a IDC. 

  • Internet das Coisas (IoT)

A proposta desse curso é conectar! Imagine um mundo onde podemos integrar “coisas” do dia a dia à Internet. Dispositivos, veículos, eletrodomésticos, máquinas e muito mais. 

O futuro profissional irá atuar com o desenvolvimento e integração da inteligência artificial ao cotidiano das pessoas e das empresas. O objetivo é criar conexões e soluções inovadoras.   

A sigla vem do inglês Internet of Things (IoT) e esse é um curso que promete crescer cada vez mais no cenário atual. Basta pensarmos em como os itens que usamos na nossa rotina são conectados e interligados entre si. 

Isso vale para casas, escritórios, fábricas, hospitais e muito mais. Por exemplo: imagine como um ar-condicionado poderia ser bem eficiente se pudesse verificar na internet qual a temperatura ideal para quando você chegasse em casa. 

Em uma empresa podemos pensar em como a análise avançada de dados e tecnologias móveis podem coletar e processar dados para uma ação humana mais assertiva. 

O mundo pensado sobre a óptica da Internet das Coisas consegue monitorar, ajustar e auxiliar cada interação que temos com as coisas ao nosso redor. É a união entre o físico e o digital de maneira inteligente.

  • Vantagem extra sobre os cursos de tecnologia 

Flexibilidade é uma grande vantagem para quem investe em cursos de tecnologia. 

Com a grande variedade de especialidades disponíveis nesta área, os profissionais podem mudar de carreira sem precisar sair do campo da Tecnologia da Informação.

Isso significa que as oportunidades são ainda maiores e o caminho para uma carreira de sucesso se torna mais acessível. 

Agora que você já conhece os cursos em alta e os diferenciais da área, não perca mais tempo e comece a trilhar o seu caminho rumo ao sucesso profissional.

Aqui na Decola Edu você encontra bolsas de estudos para o curso dos seus sonhos. O futuro está nas suas mãos! 

Mariana Sampaio Antonio

Leia também

28 de abril de 2023

Quanto ganha um Engenheiro de Software?

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Software...

Continuar lendo
27 de março de 2023

5 cursos que são tendência na área de Tecnologia

O que vem a sua mente quando falamos em...

Continuar lendo
31 de janeiro de 2023

Quais são as profissões em alta em 2023?

O início do ano é o momento perfeito para...

Continuar lendo